O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um transtorno mental caracterizado por pensamentos indesejados e repetitivos, conhecidos como pensamentos obsessivos, e por comportamentos repetitivos, chamados compulsões. As obsessões geralmente são ideias ou imagens intrusivas que causam ansiedade intensa, enquanto as compulsões são ações realizadas para aliviar essa ansiedade, que normalmente se mostram excessivas e pouco efetivas.
As pessoas com TOC podem sentir a necessidade de verificar repetidamente se algo foi feito corretamente, como fechar a porta ou desligar o fogão, ou podem ter pensamentos obsessivos sobre sujeira ou germes, levando a rituais de limpeza excessivos. Outros exemplos incluem contar repetidamente, ordenar objetos de maneira precisa ou ter pensamentos intrusivos de natureza violenta ou sexual.
Cabe ressaltar que as pessoas com TOC reconhecem que os pensamentos são exagerados e, em muitos casos, sem sentido. Apesar disso, o caráter intrusivo e persistente destes pensamentos impede que os pacientes consigam se livrar deles e se concentrar em atividades produtivas e significativas em seu cotidiano.
Desta maneira, o TOC pode ser debilitante, interferindo nas atividades diárias e na qualidade de vida. Por isso, caso você ou alguém que você conheça esteja enfrentando sintomas semelhantes, não deixe de procurar ajuda de um profissional para o tratamento adequado.